terça-feira, 28 de abril de 2009

ensaio




sala de amores (brutos?)



Fazer versos nem sempre é fácil. Às vezes faltam palavras. O pensamento busca lá longe algum dizer que combine com angústia, luxo, medo, saudade, mensagem, deserto, fogo, pluma. Busca nos arquivos e traz solidão, amor, ameaça, rosa, rio, fome, diluição. Depois, são os objetos que saltam aos olhos e dizem que também estão na brincadeira, querem ser vistos, pensados, citados no poema. Então, é hora de encaixar o castiçal, a mesa redonda, as vidraças sujas e a garrafa vazia. Em momentos de devaneio surgem as moscas descaradas, as pontes curvadas, o velho sem dentes e a árvore enrugada.
Então me retiro e deixo que as palavras se encontrem, conversem entre si, mostrem o que uma tem a ver com a outra e vou até a janela em sinal de respeito à reunião das autoridades que agora estão frente a frente.
Depois de anos separadas devem ter muito a dizer. Talvez conversem sobre o passado, talvez encontrem no presente seu sentido mais avançado. Isso de ir até a janela ou ao boteco comprar cigarros foi um jeito que arrumei para que depois me convidem ao encontro. Descobri que com as palavras não posso mais do que elas querem me dar. É preciso ser direto, sem nove horas, sem diz-que-me-diz-que. São questões muito sérias as que as palavras tem pra dizer. E pensar que talvez seja o primeiro contato que esse conjunto de palavras se faça - castiçal, moscas descaradas, luxo e ameaça - me tranqüiliza, me dá nome. O que poderia eu falar delas antes de elas com elas mesmas. Seria abuso da minha parte supor que as palavras não tenham o que dizer entre elas. Ao contrário, têm muito a contar. São mais velhas que o mais velho dos meus antepassados, mais antigas que as ruas, que as árvores, que os tempos que posso imaginar. Devem ter muito a falar. Deixo de lado o imaginário e solto essas majestades ao tempo de agora.
Um jogo de palavras vence guerras, vence fome, vence a dor, vence a fúria. Um jogo bem feito ganha o mundo, gira tempos, atravessa planos, constrói amor. Aparentemente tão simples e, comprovadamente, tão fortes, são decididas e vorazes essas benditas. Concordo que algumas palavras nos surpreendam pelo impacto, pois revelam com um modesto conjunto de letras o mais conturbado desejo que estava lá dentro do peito, bem guardado na redoma da arrogância do eu. E então, vem uma palavra e abre as jaulas, solta a criatura medonha e vai embora com o vento. Sim, as palavras são objetivas, não importa por que vieram e o que causaram, importa que conseguem diluir um bruto amor e consertar o mais antigo dissabor. Da criatura solta resolva quem a criou, isso não é problema dessas palavras, que outras venham e se responsabilizem pelo próximo ato. Palavras são responsáveis pela prisão e pela libertação.
E passados alguns minutos em que já concedi o tempo para apresentações, discussões, lembranças e apaixonamentos, posso então, voltar ao posto e encará-las de frente. Agora, são outras palavras que encontro, mais dóceis, mais redondas, mais dispostas, posso vê-las na construção dos versos. Aprendi que esse respeito com as palavras é fundamental, pois são elas que me emprestam suas vidas para que eu possa continuar viva na escritura.


(Barbara Corsetti)

6 comentários:

Mara faturi disse...

Afff Bárbara, que texto BÁRBARO;))
Vou confessar uma coisa...eu começei a ler e fui pensando...quem escreveu esse texto maravilhoso, continuei...louca de curiosidade , pensando que ao chegar ao final iria encontrar um nome já conhecido, talvez um Affonso Romano, Gullar, sei lá...um grande nome da literatura e afffff...foi você??!! Que lindo, lindo...amei!!!
*isso é um MEGA elogio, entende??? rs,rs...
bjo

*posso postar em meu blog, com crédito a ti...óbvio;))

Barbara Corsetti disse...

queriiiidddaaaaaa
valeu pelo teu elogio, é um mega elogio mesmo, pode ter certeza que quando as palavras escreveram esse texto algum dos grandes estava voando por perto, do contrário...

pode postar sim no teu blog, isso é um tremendo convite, que aceito com todo prazer!
que voem e conversem as palavras...

beijos amorosos
barbaracor7

Mara faturi disse...

Eba!!! vou postar amanhã...escolherei uma imagem á altura dessas conversadeiras ( as palavras), rs,rs...
vou postar um da Lúcia e este seu;))
bem-vindas em minhas páginas e em minha retina!!
bjo carinhoso=)

Unknown disse...

Fazer versos tampoco es fácil, pero si nos animamos a la pagina en blanco, cuanto camino recorremos al llegar al punto???
parabeins por el bello escrito

Mara faturi disse...

Postei lá no blog...um da Lúcia e este ;)) vai lá!!!
bjos

*espero que goste da foto que escolhi para teu texto:))

Anônimo disse...

Bárbara Querida: sempre fui uma pessoa de muitos pensamentos.Hoje, e bem sabes porque, sou mais um sujeito de palavras. E as tuas palavras em "Ensaio" têm a leveza e a turbulência suficientes para encantar e incendiar a alma. Obrigada por compartilhá-las com aqueles, que como eu, ainda navegam desajeitadamente pelo imenso oceano de PALAVRAS. Beijo, Fê.