domingo, 18 de janeiro de 2009

VERSO B

(Óleo sobre tela, "Amarelo, vermelho e azul", de Wassily Kandinsky)

BIOGRAFIA

Escreverás meu nome com todas as letras,
Com todas as datas
- e não serei eu.

Repetirás o que me ouviste,
O que leste de mim, e mostrarás meu retrato
- e nada disso serei eu.

(...)

Somos uma difícil unidade
De muitos instantes mínimos
- isso seria eu.

Mil fragmentos somos, em jogo misterioso,
Aproximamo-nos e afastamo-nos, eternamente
- Como me poderão encontrar?

Novos e antigos todos os dias,
Transparentes e opacos, segundo o giro da luz
- nós mesmos nos procuramos.

E por entre as circunstâncias fluímos,
Leves e livres como a cascata pelas pedras.
- Que metal nos poderia prender?


(Poema de Cecília Meirelles, que, neste momento, lê Anelore Schumann e aproveita a ocasião para tomar um raio de sol de seus cabelos amarelos caídos de uma pincelada de KandinsKy.)

Nenhum comentário: