domingo, 31 de maio de 2009

sessão desvelada

ESPELHO BRANCO
Campainha.
- Entre
- Hoje, sou capaz de dormir no divã...
- Sim? … Também podes falar dos sonhos
- Ah, sim, tive um sonho ... e acordei no meio da noite com muita angústia... estava no meio de uma cidade que não conhecia, dirigia um carro... e me sentia segura... eu nunca dirigi... sempre me dá medo, não tenho curiosidade de dirigir...
- Curiosidade de quê?
- Ah... me assustei com o que disseste... não sei, curiosidade de ... não sei... curiosidade de ser independente?
- Podes seguir associando, é possível mais de uma resposta.
- Não gosto de gente curiosa, me dá medo, na faculdade tenho uma colega que é insuportável, é curiosa sobre tudo, lhe dizem que leia o capítulo 1 e 3 de algum livro, e ela lê também o 2 e o 4, parece que sempre quer saber mais...
- e tu, queres saber mais
- …
- …
- parece que estou numa encruzilhada… às vezes não quero saber mais de nada... estudo, quero me formar em um ano, mas não sei se é porque quero saber das coisas, ou para ser normal...
- normal?
- Sim, na minha família todos são universitários, é o normal... ser médica como meu pai e minha mãe... bem, meu irmão não é médico, mas estuda Letras... é o mais divertido da família... quem sabe se eu houvesse escolhido Letras fosse mais curiosa...
- medicina ou letras… aí se fecham as vias de tua curiosidade?
- Parece que sim… quando menina queria ser bailarina e estudei ballet até os 17 anos, mas, ao terminar o colégio, estava me esperando a faculdade... e agora me falta um ano para me formar em Medicina... tudo o que disse me dá vontade de chorar...
- …
- Minha mãe é encantada pela vida de médica, meu pai não poderia ter sido outra coisa, até quando está em casa de jeans, fazendo um churrasco, se vê o avental branco, as mãos de cirurgião... às vezes o cumprimento pela manhã e ele fica me olhando e me diz: viste essa bolinha? ... que bolinha??? lhe digo, já incomodada, e ele, que se dá conta, insiste em me dizer... não, não, nada, vamos ver como evolui, como evoluem as coisas... e assim, muitas vezes, são nossas conversações... que curiosidade posso ter... essa??? Ver como uma bolinha evolui, como evoluem as coisas, como eu evoluo?
- ...
- ...
- Nico é o mais divertido da família, passa lendo novelas todos os dias... leste O Perseguidor de Cortázar??? Não Nico, lhe digo, atormentada com os livros de pediatria...
- atormentada com pediatria?
- Não sei o que mais dizer... posso ir embora?
- ... Se foi Maria Rosa... não sei se me pergunto o que ela deveria se perguntar…


Marcela Villavella

Nenhum comentário: