segunda-feira, 13 de julho de 2009

poesia &psicoanálise




NÃO ME FAÇAM CORRER VOSSAS CARREIRAS

1

Não me façam correr vossas carreiras
nem me façam voar em vossos voos
nem me façam fazer vossos trabalhos
nem, tampouco, amar vossos amores.

Eu, filhos meus, com paixão,
os transportei voando,
sempre, a vosso lado,
desde os confins quietos da família
até as portas em liberdade do mundo.

Agora começa vossa viagem
e, se os deixo partir sem acompanhá-los,
é porque eu tenho minha própria viagem.
Devo pôr, no caminho que construi
com minha própria vida e escrevendo,
meu nome, meu sobrenome, minhas marcas,
meus sinais pessoais, que são a poesia.


2

No caminho encontrarão o ouro e a pobreza,
os precipícios fundos e as grandes planícies.
Haverá em vossos caminhos, não duvidem,
emboscadas, traições, vis injustiças,
por isso
é conveniente viajar acompanhado.

E, quando conseguirem algo de pão, algo de dinheiro,
tentem reparti-lo o melhor possível entre todos.
Alguém que comeu
e tem dinheiro para o pão de amanhã,
em algo se sentirá feliz e seu trabalho
não será dirigido pela fome ou pelo ódio
senão pelo amor ou pela liberdade.


(Miguel Oscar Menassa, La Maestria y Yo, Editorial Grupo Cero)

Nenhum comentário: