quarta-feira, 5 de maio de 2010

LENDO OS GRANDES POETAS

CANTO A MI MISMO

                             1

Eu me celebro e me canto a mim mesmo,
e o que eu possuo haverá de ser teu,
porque tudo o que tenho forma parte de ti,
e até cada átomo de meu corpo te pertence.

Me entrego ao ocio junto com minha alma,
e em minha folga me extendo
          com minha fantasia para mirar
          o crescer da relva do verão.

Minha lingua, os átomos de meu sangue, nasceram aqui
          desta terra e deste ar.
Nasci de pais que nasceram aqui
como seus pais,
          desta mesma terra e neste mesmo ar.
Aos trinta e sete anos, e com a saúde perfeita,
começo com meu canto,
          que espero não terminar até minha morte.

Deixo em suspenso crenças e escolas,
me afasto um momento e não as esqueço.
E agora, aqui, quero ser o fim do bem e do mal,
          concedo falar a todos os perigos,
natureza sem freio e energia original.

de Walt Whitman do livro: "Canto a mim mesmo"

Nenhum comentário: